Alusivo a Independência do Brasil, o evento tem como temática: “Os Quatros Pilares da Educação para o Século XXI: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver, Aprender a Ser”, é articulado pela Secretaria Municipal de Educação Básica e Cultura e conta a participação da Rede Municipal de Ensino e com as parcerias das redes Federal, Estadual e Privada de Ceará-Mirim.
O Dia da Independência do Brasil celebrado em 07 de Setembro, será lembrado em cerimônia com a participação de escolas da Zona Urbana e Rural, além da Banda de Música Municipal Tenente Djalma Ribeiro e outras participações.
O evento terá concentração às 14h, na Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, de onde sairá com destino ao palanque oficial que será montado no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Praça Barão de Ceará-Mirim, no centro da cidade.
A solenidade contará com a presença do prefeito interino Ronaldo Marques Rodrigues e da Secretária Municipal Educação Básica e Cultura, Letícia Andrade e outras autoridades convidadas.